MARKETING OLFATIVO

O cheiro de carro novo, o seu protetor solar predileto, o aroma de um chocolate ou doce que você não esquece, são alguns exemplos de produtos que influenciam na sua compra através do marketing emocional, mais precisamente o chamado marketing olfativo, que tem como objetivo criar um vínculo com o consumidor através de um aroma específico. Ele pode ser utilizado tanto para criar uma identidade olfativa para uma empresa ou produto, como para instigar a compra em determinadas ocasiões e promoções específicas.

Para se utilizar a estratégia do marketing olfativo é importante que o aroma escolhido para representar uma marca esteja alinhado com sua identidade visual, assim como a visão e missão da empresa. Se não houver coerência a associação com a marca será problemática. Um fator importante na utilização do marketing olfativo é que, como foi dito anteriormente, ele faz parte do marketing emocional e, ao sentir um cheiro específico, as pessoas fazem uma ligação emocional com o mesmo. Desta forma, muitas pessoas irão associar um determinado cheiro com experiências e sensações vividas. Outro fator a se considerar é o seu público, que se diferenciará de acordo com a faixa etária, cultura, região e seus hábitos. Entender estas situações e a relação que elas podem vir a ter com sua marca e saber que nem todas as pessoas irão se familiarizar com um aroma escolhido é essencial.

 

Quando pensamos numa empresa fazendo uso do marketing olfativo inicialmente pensamos em empresas alimentícias e de cosméticos, as quais tem seus produtos intimamente ligadas ao cheiro. No entanto, o marketing olfativo pode ser utilizado em qualquer negócio, como consultórios e clínicas, ambientes de prestação de serviço, lojas em geral, etc. Num mercado em que os produtos são cada vez mais parecidos o marketing olfativo entra com um importante diferencial na promoção e venda de produtos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s