MARKETING CULTURAL

Para que muitos eventos culturais se tornem viáveis é comum que se conte com o apoio de empresas. Este processo se dá através do marketing cultural, com um conjunto de ações que visa proporcionar a sociedade maior acesso a cultura e a empresa que apóia um projeto destes que proporciona incentivo fiscal e fixação da marca de forma positiva. A forma como estas ações serão estruturadas e desenvolvidas devem seguir ao planejamento inicial feito pelo setor de marketing que terá foco em determinada estratégia que irá moldar um posicionamento de comunicação da empresa junto ao seu público.

Ao setor de marketing, assim que são definidos os objetivos a serem atingidos com as ações de marketing cultural cabe definir os meios e formas de se investir nesta área. O percentual e os projetos a serem investidos também devem ser analisados com cuidado, pois eles corresponderão à imagem que a empresa obterá juntamente com a divulgação e realização de um determinado evento cultural. As ações de marketing cultural devem estar associadas a outras ações de marketing de forma harmônica para que culminem num resultado coerente com os objetivos traçados. Desenvolvendo esta prática de forma correta a empresa obterá diferenciação na comunicação e identidade agregando responsabilidade social, abrangendo também o leque de opções de divulgação de sua marca.

 

Uma empresa pode fazer uso do marketing cultural não somente se utilizando diretamente de investimento em dinheiro, mas também através de apoio cedendo locações, mate

rial, locomoção, etc. O investimento em marketing cultural não está limitado a grandes empresas, estando ao alcance de empresas de diferentes portes. Atualmente esta forma de ação de marketing não é tão popular e é mais comum ser vista através de grandes acontecimentos culturais incentivado por grandes empresas. Os entraves burocráticos e pouco conhecimento das legislações existentes, assim como o apelo limitado da sociedade por cultura no país e falta de comunicação que facilitem a comunicação entre os produtores culturais e as empresas, são fatores que limitam a propagação deste tipo de ação.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s