PAGAMENTO ATRAVÉS DO APARELHO CELULAR

A facilidade de poder utilizar o aparelho celular para realizar o pagamento em cafés, de ingressos, táxis e até em supermercados que estudam utilizar esta forma de pagamento está nas mãos de qualquer um. Esta meio de pagamento foi idealizado focando compras de pequeno porte com um limite pequeno de valores para se utilizar por dia.

No Brasil ele parece não ter ganhado muita força ainda, é o que demonstra a pesquisa Ibope em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research que apontou que apenas 1% dos brasileiros realiza compras utilizando o celular como forma de pagamento. Apesar dos 23% de interessados em utilizar o sistema existe uma parcela (12%) de pessoas que nunca utilizariam este meio de pagamento. A maior preocupação reside na questão da segurança no procedimento, sendo que 39% se preocupam com fraudes e 29% com a privacidade de seus dados. O estudo foi realizado em 44 países e demonstrou que o Brasil está com uma parcela muito baixa da população utilizando o serviço se comparado a uma escala global onde um quarto da população que possui smartphone já utilizou o pagamento via celular.

O pagamento realizado através de um aparelho celular é feito basicamente contanto com um cartão SIM configurado para ser autorizado pela operadora de crédito a qual irá liberar os valores para que o pagamento seja realizado, a mesma que garantirá a segurança da operação. O solicitação do pagamento é realizado aproximando-se o aparelho celular ao sensor que solicitará a operadora o crédito. A compra através do celular ainda associa o número da sua conta com o do seu telefone e só é concretizada após a inserção de sua senha pessoal. Também há a modalidade de pagamento no qual é enviado um SMS com um código (token) no qual, no momento da solicitação de pagamento, solicita que você insira sua senha pessoal para que seja gerado o código a ser enviado. A cada novo pagamento é gerado um novo código de pagamento.

Com grandes empresas aderindo a esta modalidade de pagamento no Brasil, resta aguardar para verificar se ele irá realmente atingir uma parcela significativa da população.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s