SPAM

Diariamente somos bombardeados com inúmeras mensagens eletrônicas que não foram solicitadas trazendo propagandas de todos os tipos, correntes da sorte, boatos, “premiações” e tantos outros. Este tipo de mensagens inconvenientes tem nome, é o famoso spam, uma abreviação para “spiced ham” (presunto condimentado).

Os spams geralmente tratam de conteúdo publicitário divulgando produtos, serviços, sites, ofertas, eventos e afins, mas também podem trazer em seu conteúdo boatos (hoaxes), seja falando bem ou mal de alguém ou de certa empresa, ou ainda contando histórias apelativas. Outro tipo de spam muito comum é o de correntes (chain letters) que geralmente conta uma história e estimula o leitor a enviar várias cópias da mensagem adiante e propagar o spam. Além disso, mensagens propagadas envolvendo ameaças, difamando pessoas ou com brincadeiras de mal gosto também são considerados spams.

Hoje os programas clientes de e-mail e os servidores de e-mail em geral oferecem opções de proteção contra os spams se utilizando de filtros que protegem da maior parte deste lixo eletrônico. Mas ações que ajudem a não proliferar estes e-mails recebidos, ou ainda, responder a e-mails assim e não divulgar seus dados em qualquer site colaboram para a diminuição desta prática.


Leia mais sobre spam e a história do seu nome em: Terra Informática

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s