E-mail marketing

Podendo ser usado em campanhas promocionais, pesquisas, campanhas de fidelizações, ofertas de produtos e serviços em geral, entre outros o e-mail marketing é hoje uma ferramenta de marketing a qual não podemos desprezar. Levando em consideração que a maior parte das pessoas utiliza a internet por conta dos e-mails, não é de se espantar que este meio de comunicação direto com o consumidor possa ser tão eficaz em sua utilização.

O e-mail marketing é uma ferramenta ágil, interativa e com alta taxa de resposta, no entanto é preciso que ele seja usado da forma  correta, do contrário se tornará spam e terá um efeito contrário, trazendo uma imagem negativa para empresa. O uso correto do e-mail marketing é feito quando utilizado o opt-in, meio pelo qual as pessoas que recebem o e-mail marketing consentem em recebê-lo, podendo constatar estatísticamente medições quanto aos cliques feitos, número de pessoas que visitaram e compraram no site, quantas deixaram de assinar o e-mail (opt-out), além de ter a chance de interagir com as pessoas, poder selecionar públicos variados para envio (por sexo, idade, profissão, etc), enviar boletins informativos (newsletter) ou mesmo dimensionar a aceitação de um produto ou serviço.

Existem alguns cuidados para se tomar quando se pensa em utilizar o e-mail marketing começando pela sua lista de contatos, existem empresas que fornecem listas de e-mails, no entanto, não há como garantir que estes endereços são pessoas que realmente autorizam sua utilização. Neste caso é mais interessante a empresa criar sua própria lista com seus contatos e deixando espaço aberto para que sejam agregados novos endereços de pessoas interessadas. É importante que o site da empresa esteja muito bem conectado com a utilização do e-mail marketing, tendo um espaço específico onde se possa cadastrar para o recebimento dos e-mails. É preciso também um bom software que gerencie e envie seus e-mails, se preocupar muito com a qualidade do conteúdo, tamanho e interatividade dos e-mails. Finalmente é fundamental manter uma avaliação periódica do seu e-mail marketing levando em consideração os resultados obtidos, a opinião dos assinantes, assim como as tendências que vão surgindo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s