MARKETING AMBIENTAL

O marketing ambiental tem como objetivo desenvolver produtos que satisfaçam as necessidades e desejos dos consumidores de forma que eles tenham o mínimo impacto no meio ambiente. Para que seja possível uma empresa gerir seu negócio de forma que ela respeite como um todo a natureza é preciso um profundo conhecimento dos processos de criação e desenvolvimento do seu próprio produto além da forma como ele é consumido e descartado. Ou seja, é preciso a preocupação já com com que tipo e como é utilizada a matéria prima até o ponto em que o produto já não é mais utilizado. Este tipo de negócio envolve uma preocupação e um esforço bem maior do que as formas tradicionais de produção e comercialização de um produto.     preservar

Sendo a produção e o gerenciamento de um produto com mínimo impacto ambiental mais complexos, seu custo final será, quase sempre, bem mais alto que o produto comum. Neste ponto é muito importante que o profissional de marketing saiba a hora certa de investir e o quanto será investido na imagem e produção da empresa como “ecologicamente correta”.

O desenvolvimento sustentável, com a limitação de recursos naturais, o aquecimento global em conjunto com a poluição e tantos outros problemas ambientais fazem, cada vez mais, que as pessoas prestem atenção nos produtos que estão consumindo, assim como na imagem das corporações diante deste cenário global. Apesar da maioria dos produtos “ecologicamente corretos” serem de difícil acesso a maioria da população eles vão ganhando espaço para aqueles que se preocupam com o meio ambiente e de que forma que os produtos que consomem podem afetar o meio em que vivem.

Entrando numa nova fase para as empresas em que elas tem que estar preparadas para o momento e a forma com que terão de mudar seus processos e imagem diante de seus consumidores, surge a necessidade de que os profissionais de marketing saibam encaminhar estas mudanças da forma menos impactante para a empresa. É preciso saber aproveitar o momento de construir uma nova imagem, mais sólida, preocupada e próxima com o meio ambiente e o seu consumidor.

Um comentário em “MARKETING AMBIENTAL

  1. O marketing ambiental só será possível se a empresa realmente acreditar no que está dizendo, ou seja, os princípios e valores devem sofrer uma reestruturação.
    No contrário será somente como instrumento de propaganda, o que será percebido mais cedo ou mais tarde pelos consumidores.
    http://www.panodajangada.wordpress.com

Deixar mensagem para caioMuniz Cancelar resposta