Web 2.0

Usado pela primeira vez em 2004 o termo Web 2.0 se refere a “segunda geração” da internet. Tendo como base a relação que os usuários têm com a internet, e não alguma tecnologia empregada necessariamente, e entre si através dela.

Assim, a Web 2.0 agrega novos conceitos de serviços, comunidades e relacionamentos dentro da internet.

 

Um exemplo atual do bom uso da Web 2.0 foi o do candidato Barack Obama na sua campanha eleitoral a presidência dos EUA.  Fazendo uso de doações online, site personalizável, loja virtual, dezenas de comunidades segmentadas, espaço para debates online, site mobile, BarackTV, notícias e newsletters teve o timing perfeito, quando os internautas – já acostumados com o uso cotidiano destas tecnologias – aguardavam maior interatividade de seus representantes,  investindo num segmento que está em constante expansão.

No Brasil, onde temos a maior média de tempo na internet e somos um país que consome, mesmo que em parcelas segmentadas, novas tecnologias aguardamos por mudanças do gênero em nossa política e demais setores.

Anúncios

Um comentário em “Web 2.0

  1. Acredito que o termo Web 2.0 possa ter surgido à revelia em um editorial qualquer e chamado a atenção para algo que ainda estaria por vir e que não sabiam ainda que era.

    A experiência prática dos internautas é que provavelmente foi preenchendo as definições ao longo do tempo.

    Para mim o termo está muito mais ligado aos motores de busca e a forma como os dados são apresentados, como por exemplo nas sugestões forçadas e muitas vezes contratadas por grupos de interesses financeiros/anunciantes, do que necessariamente a uma gerência avançada dos sites da web.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s